Android Lento

Android lento

Os celulares e os tablets Androids ficam mais lentos com o passar do tempo? Algumas pessoas acham que sim. E é verdade, com o tempo seu equipamento vai ficando mais lento mas não é culpa da idade ou do excesso de uso. Vamos ver quais são as razões disso e como lutar contra.

Não é um problema só do Android, os iPhones fazem o mesmo. Tente atualizar seu iPad para a última versão do iOS e veja o que acontece: lentidão. As queixas são maiores no Android porque ele permite mais atualizações e mais instalação de apps.

1. Atualizações do Sistema Operacional (Android ou iOS) e apps pesados

Você comprou seu celular novinho (na maioria das vezes) e era o último modelo com a mais moderna versão do sistema operacional. As chances de que tudo esteja igual agora são remotíssimas. Com o passar do tempo, os celulares (se você não desligou as atualizações) vão se atualizando automaticamente. Esse celular que está na sua mão, mudou muito. Não é aquele que você comprou. É um Frankenstein: motor antigo, sistema novo. Entendeu? Vai ficar mais lento. Em cada atualização vem coisas novas e apps que você não consegue desinstalar chamados bloatware apps. E isso tudo sem você ver ou perceber. Além disso com o tempo os sites, os jogos, os apps ficam mais exigentes de memória e processamento.

O que fazer?
Não há muito o que se possa fazer. Mas podemos tentar evitar a troca do celular por um mais potente com alguns truques.
– Pare as atualizações. Um equipamento antigo merece apenas apps antigos. Quanto mais novos, mais lento.
– Procure apps mais leves. Por exemplo, existe o Facebook Lite, Itau Lite, Messenger Lite, Skype Lite, Twitter Lite, Shazam Lite, Opera Mini. Tente e veja se consegue gostar de algum.
– Outra opção é desinstalar ou desligar tudo aquilo que você não usa, por exemplo:
Talkback
Hangout
Entrada em japonês do Google
Google Play Filmes e TV
Google Play
Google Zhuin Input
Inserção de texto coreano
Inserção de texto pinyin
Planos de Fundo
(Esses são alguns que eu já testei e não sinto falta e nem dá problema. Caso você desabilite algum que faça falta, é só habilitar novamente)

2. Processos em Segundo Plano

Você provavelmente instalou vários apps conforme foi usando seu celular. Alguns apps abrem quando você liga o celular e rodam em segundo plano, consumindo muito recurso do processador e “comendo” a memória do seu aparelho. Então se você instalou vários apps que rodam em segundo plano isso vai deixar seu aparelho mais lento porque o Android oferece processamento compartilhado (ao mesmo tempo) e várias coisas executando ficam pesadas. Se você usa papel de parede animado e vários widgets na sua tela principal também terá lentidão porque isso consome memória e CPU. Para verificar o que está executando em segundo plano: Configurações / Apps / Running e observe as apps.

Android Lento Running

O que fazer?
Se você não usa algum app que está executando, desinstale. Se você não pode desinstalar porque veio com o celular, desabilite. Veja especialmente o que está muito pesado. Siga o mesmo procedimento da sugestão 1.

3. Espaço de armazenamento muito cheio.

Se seu espaço de armazenamento está pequeno isso também faz o sistema ficar mais lento. Para verificar:

O que fazer?
Novamente, desinstale coisas que não está usando, apague os arquivos que você não precisa mais e limpe o cache. Lembre-se que as fotos e os videos ocupam bastante espaço, a essa altura, já devem estar guardados no Google Drive (se você pediu para sincronizar backup) ou no iCloud.
Att.: Se tudo for muito complicado, salve todas as suas senhas (escreva senhas para Facebook, Skype, Gmail, Spotify, etc), salve todas as suas imagens, seus whatsapp (veja post) e de um reset de fábrica. Isso vai levar seu celular às origens. A única coisa que o reset não resolve são as apps bloatware.

Como você vê são regras de higiene básica. Mantenha tudo limpinho que tudo correrá bem. Sempre com cuidado e delicadeza.

www.000webhost.com