Virus Celular ft

Vírus celular / malware

E como livrar-se dele

Os vírus sempre foram a preocupação de todos os donos de computadores e mesmo assim parece um pouco estranho que o malware possa atacar nossos telefones e tabletes.
Malware (definição da wikipedia) – O termo malware é proveniente do termo em inglês MALicious software. Trata-se de um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).
Infelizmente houve uma época em que instalar um antivírus em um telefone celular seria risível. As coisas não são mais simples. Os desenvolvedores de malware estão sempre procurando a última tecnologia para garantir que seus ataques atinjam o maior número possível de pessoas. Quando os smartphones estavam começando você provavelmente não se preocuparia tanto com os vírus. Agora que os smartphones dominaram a vida de todos, os desenvolvedores de vírus intensificaram suas técnicas e começaram a jogar pesado.
Então, os celulares não tem vírus propriamente dito, eles tem malware. Aqui vou explicar como você pega, como você percebe e como você limpa e se previne.
Os sintomas para dispositivos Apple e Android são bastante semelhantes.

1. A performance começa a cair. Celular fica lento.

Se o malware tentar realizar tarefas intensivas em seu telefone, você pode achar que seu dispositivo começa a diminuir a velocidade, pois ele ocupa o poder de processamento para fazer seu trabalho. Isso resulta em carregamento lento, aplicativos parando e tempos de inicialização longos. Também pode causar interrupções e outras ocorrências estranhas ao fazer uma chamada telefônica.
Se você tiver esse problema em seu telefone, primeiro certifique-se de que não está sendo obstruído por aplicativos e widgets que você instalou. Este problema específico pode ser facilmente corrigido removendo ou desativando recursos em seu dispositivo.

Leia esse post: Porque seu Android está ficando lento

Se não for nada disso verifique os seus apps.Se um aplicativo específico estiver ocupando seus recursos, ele deve aparecer nesta tela. Se você não tem nada grande rodando ou se você conseguiu eliminar os grandes consumidores de recursos e seu telefone continua com problemas, vale a pena investigar a possibilidade do malware do Android. Vá para Configurações / Aplicativos / deslize para a direita para achar os que estão executando.

2. A bateria está durando pouco

O malware, às vezes, precisa executar uma tarefa de uso intensivo de sistema para fazer seu trabalho. Isso retarda o sistema, mas também tem um efeito secundário: todo esse poder de processamento deve ser alimentado pela bateria. Isso resulta em seu dispositivo mantendo sua carga muito menos tempo do que anteriormente e exigindo mais cargas do que antes.
Novamente, existem várias razões para uma bateria acabar rapidamente como, por exemplo, um aplicativo pesado que você instalou deliberadamente ou sua bateria estar ficando velha. Para verificar se um aplicativo está drenando sua bateria, vá para as configurações do Android, depois bateria.

3. Plano de Dados acaba rápido

Muitas vezes, o malware do Android não está lá apenas para incomodá-lo e persegui-lo. Às vezes, ele está instalado para poder realizar um trabalho específico que seu criador deseja realizar. Isso pode incluir a comunicação com um servidor on-line que envolverá o uso de sua conexão 4G. Também pode incluir subscrever e enviar mensagens através de serviços de SMS que cobram bastante por mensagem e ganham dinheiro com vítimas inocentes.
Ambos podem ser detectados após o dano ter sido feito. Mantenha um olho na conta do telefone e outro no uso de dados, e anote quando você vê um aumento repentino e inesperado no uso. Se você localizar algum que não tenha explicação certifique-se de verificar o malware imediatamente.

4. Propagandas a todo momento

Você também pode notar um aumento nas propagandas exibidas durante o uso do seu dispositivo. Todo mundo conhece os aplicativos gratuitos que às vezes mostram um anúncio ou dois para ajudar a cobrir os custos da empresa. Ver um desses em um jogo ou aplicativo gratuito não deve ativar nenhum alarme. No entanto, se começam a se infiltrar em sua barra de notificação, ou mesmo a dominar toda a tela enquanto nenhum aplicativo é carregado, há uma boa chance de haver malware em seu sistema ou um aplicativo com comportamento estranho.

5. Apps inexplicados

Você tem aplicativos no seu sistema que você jura que nunca instalou? Ou talvez você esteja recebendo mensagens estranhas na sua barra de notificação de aplicativos que você nunca ouviu falar? O malware do Android, às vezes, age infiltrando aplicativos no seu sistema sem você concordar com isso. O resultado é um influxo de aplicativos que você não reconhece como seus. Isso ocupa muito espaço e recursos dos aplicativos que você realmente deseja usar.

Socorro. Tenho um vírus / malware

Então, agora você conhece os possíveis sintomas de um vírus em um telefone Android. E aí, como livrar-se dele? Ou, ainda melhor, como você impede de ter um em primeiro lugar? E quanto a vírus que têm sintomas imperceptíveis?
A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico e não sair instalando o primeiro antivírus que você vê. Instalar e executar um antivírus ineficiente pode, às vezes, fazer tanto, se não mais, danos do que um vírus real! Se você quiser proteger seu dispositivo e salvá-lo de danos tem que garantir ter o antivírus certo para o trabalho.
A primeira coisa a fazer é perguntar se existe um antivírus de PC que você sempre confiou e gostou. Se este for o caso, há uma forte chance da empresa ter desenvolvido um antivírus para dispositivos móveis também. Verifique com seu desenvolvedor de antivírus favorito para ver se eles possuem uma versão móvel de seus antivírus. Se sim, instale e execute-o para verificar se há algum malware potencial.
Se você não possui uma solução de antivírus favorita fique com as minhas sugestões:

Virus Celular Antivirus

Ficando longe dos Malwares

Navegue com cuidado. Veja esse post: 03 maneiras de reduzir seu uso de dados no celular
para aprender a deixar o Google mais seguro. Previna-se realizando uma navegação segura. Não clique em links ou arquivos que vieram em mensagens estranhas.
Apenas instale conteúdo que você encontra na Play Store ou na iStore. Não instale conteúdo pirata porque a chance de você instalar um programa malicioso (malware ) em seu dispositivo é grande. Leia sempre as referências de cada app e procure na internet se alguém recomenda.
Seja cuidadoso e aproveite seu dispositivo.