Ataque de Hackers

Ataque de Hackers

Foi relatado pela primeira vez na Inglaterra – os hackers ganharam acesso aos computadores do Serviço Nacional de Saúde que tiveram que fechar todo o sistema. Os pacientes foram orientados a ficar em casa e os médicos e enfermeiros não puderam acessar e-mails ou registros médicos e tiveram de tomar notas à mão. Os hackers exigiram um resgate, para ser pago em bitcoin.
Na sexta-feira à tarde, no entanto, ficou claro que este não era um ataque limitado. Empresas em pelo menos 11 outros países relataram ciberataques semelhantes. Muitos ficaram paralisados. E o n[umero de países atacados continuou a crescer.

Como, exatamente, é esse trabalho de sequestro de dados?

Como o nome indica, o sequestro de dados funciona como um tomador de reféns.
Uma vez que seu computador está infectado, o ataque pode fazer algumas coisas. Uma abordagem comum: Seus arquivos serão criptografados ou convertidos em um idioma diferente para o qual apenas o hacker tem como decifrar. Muitas vezes, você nem mesmo sabe que foi atacado até tentar abrir um arquivo.
Outra versão, mais prejudicial é o que aconteceu sexta-feira: O ransomware (como é chamado) bloqueia seu acesso ao sistema. Durante o ataque na Inglaterra, as telas de computador mostraram uma mensagem exigindo US$ 300 em bitcoin em troca da chave de descriptografia que desbloquearia os arquivos. As vítimas tinham três dias para pagar antes que a taxa fosse dobrada. (Algo muito parecido aconteceu com um sistema hospitalar em Los Angeles, há alguns meses atrás. O hospital acabou pagando cerca de US $ 17000. Os hackers até criaram um help desk para responder a perguntas sobre o pagamento do resgate.)
Este ataque depende de algo chamado Wanna Decryptor, também conhecido como WannaCry ou WCRY. Estes tipos de ataques são particularmente difíceis de detectar, especialmente porque os hackers estão sempre ajustando-os. O Wanna Decryptor sendo usado é novidade e acabou de ser atualizado.

bitcoin: Bitcoin é uma das mais famosas criptomoedas (moeda cujas operações são protegidas com criptografia) e surgiu em 2009. O código principal foi desenvolvido por um homem chamado Satoshi Nakamoto, que recebeu contribuições de diversos programadores

ransomware: Ransomware é um tipo de malware, vírus, que cobra resgate.

Créditos: Washington Post

Compartilhe: