O que é 5G

O que é 5G?

O que é 5G? 5G é a rede móvel de 5ª geração. É um novo padrão sem fio global após as redes 1G, 2G, 3G e 4G. O 5G permite um novo tipo de rede projetada para conectar praticamente tudo e todos juntos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos. Ou seja, a internet das coisas (IoT).
A tecnologia sem fio 5G foi projetada para fornecer velocidades mais altas, mais confiabilidade, capacidade de rede massiva, menor latência (demora entre o envio e o recebimento da mensagem), maior disponibilidade e uma experiência mais uniforme para um maior número de usuários. Desempenho superior e eficiência aprimorada capacitam novas experiências para o usuário, conecta novos setores e fornece novos serviços.

Quais são as diferenças entre as gerações anteriores de redes móveis e 5G?

As gerações anteriores de redes móveis são 1G, 2G, 3G e 4G.
Primeira geração – 1G – Década de 1980: 1G oferece voz analógica
Segunda geração – 2G – No início de 1990: 2G introduziu voz digital, roaming e o envio de mensagens
Terceira geração – 3G – Início de 2000: trouxe dados móveis e a possibilidade de uma internet melhor
Quarta geração – 4G LTE – Década de 2010: inaugurou a era da banda larga móvel.
1G, 2G, 3G e 4G levaram ao 5G, que foi projetado para fornecer mais conectividade do que nunca.

Qual a velocidade do 5G?

5G é de 10 a 100 vezes mais rápida do que o 4G
Mas 5G é mais do que apenas rapidez. Além de taxas de pico de dados mais altas, o 5G foi projetado para fornecer muito mais capacidade de rede.
O 5G também tem uma resposta mais imediata e pode fornecer uma experiência geral ao usuário, mais uniforme para que as taxas de dados permaneçam consistentemente altas, mesmo quando os usuários estão se movendo.

O 5G muda meu serviço de Internet doméstico?

5G pode mudar o serviço de Internet residencial, fornecendo uma alternativa de modem sem fio aos fios existentes mas é altamente improvável. Os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) agora podem atender clientes usando infraestrutura 5G – tornando a cobertura, desempenho e flexibilidade de implantação de 5G uma alternativa atraente ao uso da fibra, DSL ou soluções cabeadas.

O 5G está disponível agora?

5G foi implantado em mais de 60 países e continua crescendo. Estamos vendo uma implementação e adoção muito mais rápidas em comparação com 4G. Os consumidores estão muito entusiasmados com as altas velocidades e baixas latências.

Preciso de um novo telefone se quiser 5G?

Sim, você precisará ter um novo smartphone que suporte 5G se quiser usar a rede. Por exemplo, smartphones equipados com as plataformas móveis Snapdragon 5G são compatíveis com 5G.
Existem vários novos telefones celulares disponíveis que são projetados para oferecer suporte a 5G, e várias operadoras em todo o mundo oferecem suporte à rede sem fio 5G. Conforme o cronograma de implementação do 5G avança, mais smartphones e assinaturas de operadoras estarão disponíveis, à medida que a tecnologia 5G e os dispositivos compatíveis com 5G se tornarem mais populares.

Compartilhe: