Celular para Idosos Capa

Celular para Idosos

Recentemente uma pessoa me ligou e pediu aulas para sua mãe de 92 anos que havia recém adquirido um celular de idosos. Como não conhecia o tal celular fui pesquisar e descobri que existe sim mas é uma adaptação. Transformaram um celular android ruim em um “celular para idosos” e estão vendendo a preço de celular android bom.

A melhor solução seria comprar um android razoável, de boa marca e instalar um aplicativo que se chama Big Launcher que é gratuito e que muda sua tela para essas:

Celular para Idosos 00

Então se temos um amigo ou membro da família que possui um Android e toda vez que pega o telefone olha para ele de maneira estranha porque não sabe muito bem como usá-lo essa é uma solução. Vamos ser honestos: o celular tem tantos aplicativos e funções que confundem qualquer um menos afeito a tecnologia. Tudo bem que os smartphones são capazes de fazer muitas coisas mas a interface (a tela) pode ser uma barreira de entrada.

Parece muito fácil para nós, mas não é o caso de muitos outros que ainda possuem um telefone celular clássico. Os editores de livros já oferecem edições impressas para leitores idosos e pessoas com problemas de visão a algum tempo. Agora existe uma interface de “impressão grande” para o Android: Big Launcher.

Este aplicativo engenhoso substitui a tela inicial de ações por uma tela grande, fácil de ler e fácil de operar. Isso faz com que seja uma boa escolha, não apenas para idosos, deficientes visuais e tecnológicos, mas também para quem gosta de colocar seu telefone no painel do carro.

Big Launcher, como seu nome já diz, mostra uma tela que é bem grande. No lugar da variedade habitual de ícones pequenos e letras ainda menores do Android, você recebe seis botões grandes e imediatamente reconhecíveis: telefone, mensagem, câmera, fotos, SOS (que pode ser configurado para discar ou enviar uma mensagem para um contato de emergência) e aplicativos.

Primeiro passo é instalar o aplicativo.

Uma vez instalado é só usar. Como você pode ver nas capturas de tela, os menus são muito mais simples e visuais. Além disso, os ícones são muito bem trabalhados, pensando naqueles que possuem um Smartphone Android e interfaces padrão.

Essa interface não altera todos os aplicativos, mas oferece uma versão simplificada do calendário, mensagens de texto, câmera, galeria e um botão especial para ligar rapidamente para o número de emergência.

Celular para Idosos 01

Escolher o Telefone leva você a um submenu com suas próprias opções extra grandes, incluindo Meus contatos, Favoritos, Número de discagem e uma lista de chamadas recentes.

Celular para Idosos 02

Escolher Mensagem permite ler ou compor mensagens de texto e assim por diante.

Celular para Idosos 03

Tocar em SOS leva você a uma tela onde pode escolher telefonar ou enviar uma mensagem para um contato, pré-cadastrado, que é seu contato de emergência.

Celular para Idosos 04

Embora o botão Aplicativos o direcione para uma lista simples de aplicativos instalados, provavelmente não é necessário dizer que, quando você inicia um deles, será confrontado com o tamanho padrão desse aplicativo. Em outras palavras, o Big Launcher é exatamente isso: um grande disparardor. Ele não faz nada para aumentar o tamanho de aplicativos de terceiros, nem poderia.

Celular para Idosos 05

E tocar na parte superior, onde está o horário, leva você às configurações do Relógio. Essas em tamanho normal.

Celular para Idosos 06

O Big Launcher oferece uma opção de três tamanhos de texto, cujo padrão já é bastante grande. Mas para alguém com problemas sérios de visão, as configurações “maior” e “maior” podem ser a diferença entre poder usar o telefone e não conseguir.

Outras opções de personalização incluem alterar os ícones individuais de qualquer aplicativo e alterar os próprios aplicativos. Você também pode adicionar outras telas, embora isso possa ser um pouco confuso para alguns usuários. Também achei as telas de personalização de aplicativos e ícones um pouco confusas.

Compartilhe: